"A música é linguagem cujo conhecimento se constrói com base em vivências e reflexões orientadas(...) as competências musicais desenvolvem-se com a prática regular e orientada..." (Brito,2008)
A escola tem um papel fundamental em introduzir a criança no universo musical de forma intencional e planejada e não apenas pela experiência fortuita: o CD que está na sala ou o rádio que está ligado. Planejar significa ter intencionalidade - a ação proposta tem a intenção de causar outras ações nos bebês, crianças ou adultos.
Desta forma que nas Artes Visuais, os bebês e as crianças pequenas têm o direito de aprender música. Para isso precisam estar em contato com a produção humana musical. Devemos preservar as nossas próprias tradições musicais, mas também precisamos conhecer as tradições de outros povos. Conhecer o outro favorece que conheça a si mesmo. Esta ampliação de repertório é vital para alimentar a criança com música para que os diferentes sons, ritmos, timbres, melodias sejam percebidas, identificados e absorvidos pelas conexões neurológicas e afetivas, de tal forma que a criança possa lançar mão deste conhecimento quando houver uma oportunidade de fazê-lo.
Ortiz e Carvalho/2012