sábado, 15 de novembro de 2014

A criança e o universo musical.

"A música é linguagem cujo conhecimento se constrói com base em vivências e reflexões orientadas(...) as competências musicais desenvolvem-se com a prática regular e orientada..." (Brito,2008)

A escola tem um papel fundamental em introduzir a criança no universo musical de forma intencional e planejada e não apenas pela experiência fortuita: o CD que está na sala ou o rádio que está ligado. Planejar significa ter intencionalidade - a ação proposta tem a intenção de causar outras ações nos bebês, crianças ou adultos.
Desta forma que nas Artes Visuais, os bebês e as crianças pequenas têm o direito de aprender música. Para isso precisam estar em contato com a produção humana musical. Devemos preservar as nossas próprias tradições musicais, mas também precisamos conhecer as tradições de outros povos. Conhecer o outro favorece que conheça a si mesmo. Esta ampliação de repertório é vital para alimentar a criança com música para que os diferentes sons, ritmos, timbres, melodias sejam percebidas, identificados e absorvidos pelas conexões neurológicas e afetivas, de tal forma que a criança possa lançar mão deste conhecimento quando houver uma oportunidade de fazê-lo.
                                                                                                                              Ortiz e Carvalho/2012




A importância da fruta na alimentação dos pequenos.

As frutas são essenciais para o nosso crescimento e desenvolvimento, cada uma delas fornece vitaminas e minerais que favorece para o bom funcionamento do organismo. É importante incentivar o consumo de frutas desde a infância para que estes alimentos façam parte do hábito alimentar de cada um.
Foi realizado uma aula de culinária com as crianças, com todas as frutas trazidas montamos uma salada de frutas. A receita foi muito apreciada por todos, além de ser uma sobremesa gostosa também contém uma variedade de nutrientes contribuindo para a nutrição das crianças.

Nutricionista: Lilian Maira Reis










sábado, 1 de novembro de 2014

Halloween: Diversão e Aprendizagem.


É uma cultura antiga que veio dos celtas, que passou por diversas modificações. Hoje, culturalmente nos Estados Unidos e no Canadá, já se tornou parte do folclore. Trabalhar o inglês a partir de uma tradição popular torna o trabalho mais produtivo e prazeroso. É uma maneira mais descontraída de ensinar e aprender novas culturas.

O Evento do Hallowenn organizada pela professora de Inglês, Ana Paula, tem como objetivo trabalhar a língua inglesa a partir de uma tradição popular, possibilitando assim:

  • Ampliação do vocabulário;
  • Desenvolvimento de habilidades orais;
  • Execução de atividades práticas.


Infantil I: Bat
Infantil II:Ghost
Infantil III e IV: Spider