terça-feira, 29 de outubro de 2013

Oficina de Artes: Xilogravura

Xilogravura é técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, relevando a figura.

A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. No ocidente, ela já se afirma durante a Idade Média. No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura, a chegada à Europa das gravuras japonesas coloridas, que tiveram grande influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada por Thomas Bewick.

Xilogravura popular Brasileira

A xilogravura popular é uma permanência do traço medieval da cultura portuguesa transplantada para o Brasil e que se desenvolveu na literatura de cordel. Quase todos os xilógrafos populares brasileiros, principalmente no Nordeste do país, provêm do cordel. Entre os mais importantes presentes no acervo da galeria brasileira estão Abraão Batista, José Costa Leite, J. Borges, Amaro Francisco, José Lourenço e Gilvan Samico.

Vamos Aprender?

Você precisa de:


  • Folhas de papel coloridas ou brancas;
  • Pincéis;
  • Uma esponja velha ou rolinho pequeno;
  • Palito de madeira de espetinho de churrasco;
  • Caneta hidrográfica;
  • Tesoura;
  • Tinta guache;
  • Bandeijinhas de isopor.

















Divirtam-se! Beijos da Professora Néia




domingo, 6 de outubro de 2013

Receita de Cupcake de Banana com aveia

Dica para a Semana da Criança

Queridos Responsáveis, que tal fazer este delicioso cupcake com seus(suas) filhos(as)? 

Ingredientes


4 bananas maduras cortada em rodelas
4 ovos
3/4 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo

Bata os ovos no liquidificador com um pouco de baunilha (por causa do cheiro). Acrescente as bananas e o óleo e bata novamente . Por fim coloque o açúcar e misture.

Numa tigela coloque a farinha e o fermento. Nessa hora ligue o forno. Misture à mão a mistura do liquidificador com a farinha até estar tudo bem homogêneo.
Salpique um pouco de aveia em cima da massa, já nas forminhas, e leve ao forno. 


Nutricionista: Laila Ferreira CRN: 27422


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PRODUZINDO TEXTOS






ESSE MOMENTO É MUITO IMPORTANTE NESSA FASE DA ALFABETIZAÇÃO, SALTO GRANDE PARA ESSES "PEQUENOS PENSANTES", CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE ADEQUAÇÃO DA FALA EM DIFERENTES CONTEXTOS DIÁRIOS TORNANDO-OS USUÁRIOS COMPETENTES DESSE MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.


VEJA OS PRIMEIROS TRABALHOS!







Professora: Suéllen Pinelli                                Infantil IV