segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Proposta Pedagógica


Para trabalhar com crianças na etapa da Educação Infantil (de zero a seis anos), a E.E.I “MARIA DAS DORES” considera alguns princípios fundamentais tais como o processo de desenvolvimento infantil. O papel do educador será, então, agir no sentido de contribuir para a conquista da autonomia moral, intelectual, social e afetiva da criança, compreendendo-a na sua totalidade.
Sem um conhecimento teórico sólido dos processos de desenvolvimento infantil, a ação do professor fica muito limitada e carregada de intuição, ou seja, a possibilidade de erro fica demasiadamente ampliada.
Na verdade, não basta gostar de crianças. É preciso também aprender o caminho de sua aprendizagem, lembrando que o desenvolvimento se processa por estágios (Jean Piaget) nos quais se estruturam determinados esquemas de ação.
Com base no desenvolvimento teórico, o professor pode acreditar na capacidade da criança de modo mais seguro. Sabendo, por exemplo, que os esquemas de ação de determinado nível são essenciais para a estruturação de novos esquemas, Assim, o professor procura identificar o conhecimento real, isto é, o esquema de ação já adquirido, e assim definir o tipo de ajuda que a criança precisa para construir o novo conhecimento desejado.
A Educação Infantil implica levar em consideração a criança como sujeito desejante, ativo, cognoscente, filiado a determinado grupo social e familiar e, portanto, um sujeito histórico, condicionado a determinantes socioculturais. Um sujeito singular em sua maneira de estar no mundo e de adaptar-se, ao mesmo tempo, que precisa instrumentalizar-se para modificar e reconstruir sua própria realidade.

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