O método como proposta didática estática, transforma o docente em um mero executor dos processos de socialização e aprendizagem da criança. Nessa perspectiva, nós da Escola de Educação Infantil “MARIA DAS DORES” acreditamos que somente a contemplada “didática problematizadora” está em condições de absorver, contrapor e valorizar as contribuições das tradições pedagógicas e das experimentações metodológicas mais avançadas.
Esta ação implica a organizar e apresentação estruturada de conhecimentos ou estímulos, com objetivo de permitir o aluno internalizar, organizar e estruturar conhecimentos de forma eficaz, visando sua utilização posterior. A apresentação organizada da informação, a oportunidade para exercitação e prática, bem como, as condições favoráveis para perguntas e reflexões fazem parte do nosso cotidiano unilateral, em que só o professor atua e as crianças recebem passivamente o conteúdo.
O ponto de partida é assegurar e desenvolver os conhecimentos prévios que os alunos trazem para a instituição, estabelecendo relações entre as áreas de conhecimento, as experiências vividas e os problemas da vida prática. Demonstrando que os conhecimentos de hoje são resultado da experiência das gerações anteriores com a finalidade de atender as necessidades práticas da humanidade.
Desse modo, trabalhamos com os projetos interdisciplinares ao passo que ampliam a formação do sujeito aprendiz, e mais ainda, tornando-o cidadão integral, de formação ampla e aí, por conseqüência, futuro adulto polivalente.
O respeito às particularidades individuais também são consideradas, ressaltando que a capacidade de aprendizagem e a motivação intrínseca para o conhecimento, assim como os critérios de valoração dos objetos não são iguais para todas as crianças. Tais diversidades requerem uma atenção especial do professor, a fim de colocar os educandos segregados ou defasados em condições de participar do trabalho coletivo.
Enfim, relacionamos sempre objetivo-conteúdo-método caracterizando a mútua interdependência dessas especificidades, porque temos a crença de que a assimilação dos conhecimentos depende tanto dos métodos de ensino como também das estratégias de aprendizagens.
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