sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A importância da rotina e atividades permanentes na Educação Infantil



  Conte sempre às crianças o que vai ser feito no tempo em estão na escola.”
É sabido que as crianças necessitam da estipulação de rotina no seu dia a dia para que saibam o que vai acontecer em cada momento do período que passa na escola.
Para definir quais atividades serão realizadas em qual momento, procuramos equilibrar as situações, com momentos fixos diários de atividades, lanche e parque.
As atividades permanentes são trabalhos didáticos realizados regularmente (diária, semanal ou quinzenalmente), como escrita do nome e preenchimento do calendário.
Realizar atividades permanentes não significa fazer sempre a mesma coisa. A proposta deve ser empregada com regularidade durante o ano ou um semestre e oferecer novos desafios.

As rotinas atuam como organizadoras estruturais das experiências cotidianas, pois esclarecem a estrutura e possibilitam o domínio do processo a ser seguido e ainda substituem a incerteza do futuro por um esquema fácil de assumir. O cotidiano passa então a ser algo previsível, o que tem importantes efeitos sobre a segurança e a autonomia da criança…” Miguel Zabalza
Prof.ªGisele Ramos
Fotos dos alunos do Infantil II, realizando atividades permanentes de escrita do nome próprio e calendário.     







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