“A criança não é um recipiente que devemos encher, mas um fogo que é preciso atear.” (Montaigne)
Atividades aplicadas pela Professora Graça na Sala do Maternal
O Movimento
Entre os dois e os três anos, os jogos das crianças são caracterizados pelo desejo/necessidade de manipular e pelo surgimento do simbólico nas suas brincadeiras. Esta necessidade de manipular, de mover-se, é um potenciador do desenvolvimento motor da criança. Todos nós, adultos, partimos do princípio de que a experiência e a repetição nos ajudam a melhorar. O mesmo se passa com as crianças. É a partir da experiência, do movimento, da manipulação, através do brincar, que a criança se desenvolve.Deste modo, através de brincadeiras que exijam movimento, ela adquire destreza, coordenação, equilíbrio e a capacidade de controlar o seu corpo. Este controlo possui um enorme peso no desenvolvimento global das crianças.Quando falamos de desenvolvimento motor, podemos referir duas áreas em particular:
- Desenvolvimento da motricidade grossa;
- Desenvolvimento da motricidade fina.
De um modo simples, podemos descrever a motricidade grossa como a coordenação dos movimentos do corpo todo, e a motricidade fina como a que se liga concretamente aos músculos das mãos e das pontas dos dedos.
Por volta dos dois/três anos, as crianças exploram cada vez mais as possibilidades da linguagem, do faz-de-conta e da manipulação dos objetos, atribuindo-lhes diferentes significados.
Desta forma, uma brincadeira que, à primeira vista, pode parecer tão simples permite à criança desenvolver o conhecimento e o domínio do seu corpo, favorecendo-lhe o ato de descobrir, de aprender.
A Manipulação
As atividades de expressão plástica implica em um controle da motricidade fina que está relacionado com a expressão motora, a qual recorre a diversos materiais e instrumentos específicos. O desenho, a pintura, o recorte e a colagem são técnicas de expressão plástica comuns na educação pré-escolar
e um meio de representação e comunicação que pode ser de livre iniciativa da criança, ou proposto pelo educador.
O recorte e a colagem tem como objetivo, o desenvolvimento da motricidade fina, da autonomia e da capacidade de iniciativa da criança.
Fonte: A Importância da Criatividade,Cadernos de Educação de Infância n.º 88 Dez/09.
http://apei.pt/upload/ficheiros/edicoes/CEI_88_F&C.pdf
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