domingo, 28 de outubro de 2012

BERÇÁRIO


Os quatro eixos fundamentais do trabalho do Berçário:

*  O Cuidar – Entendemos que, essencialmente, nossas ações devem estar remetidas ã qualidade das interações estabelecidas com a criança e principalmente respaldadas em ações de cuidado que precisam ser redimensionadas e que se concretizam no atendimento as necessidades básicas do ser humano – amparo, conforto, aprovação, envolvimento afetivo, alimentação, atenção individualizada, troca de palavras significativas, zelo, acolhimento, higiene, prazer... -, que é o que permitirá, então, que as ações sócio-educativas desenvolvidas possam alcançar e gerar desenvolvimento e novas aprendizagens.
*  Construção da identidade – A base para a construção de um verdadeiro eu, de uma personalidade e identidade autênticas, é conseqüência direta da internalização de uma imagem positiva de si mesmo, que se construirá a partir das relações estabelecidas e da satisfação das necessidades físicas e afetivas. Uma trajetória que leve a criança a desenvolver o que chamamos de amor-próprio, pede que ela viva e internalize experiências de aprovação e prazer.
A aprovação e o prazer quando andam juntos servirão como a motivação necessária para que a criança inicie seu processo de identificação positiva com os pais e adultos de seu em torno. Assim, quando trabalhamos com a educação coletiva de crianças, um dos maiores desafios é ver cada uma delas como única. O reconhecimento e respeito a sua individualidade é condição básica para a formação de sua identidade.
* Socialização e autonomia – Bem-estar e segurança são pré-requisitos para o processo do estabelecimento da socialização e autonomia da criança pequena, que tem início numa dupla – o “eu” e o “tu”. Será a partir dessa primeira relação de alta dependência, espera-se que bem vivida e desfrutada, que o bebê poderá ser introduzido no mundo de outros “tu”, outros desejos, sons... dando início a um processo de integração entre o já conhecido e o que começa a ser experimentado.
*  Ampliação da percepção e leitura do mundo – Ampliar sua percepção sobre o mundo significa, antes de tudo, enxergar-se como “eu”. Ver-se como um “eu” possibilita que seu olhar seja instigado para o entorno das coisas que se passam em sua vida. Assim, poderemos possibilitar à aproximação de nossas crianças com uma série de produções de sua comunidade e de nossa cultura e sociedade, integrando-as. O grande recurso presente é a linguagem, que permitirá que o pensamento da criança vá do concreto ao abstrato enriquecendo enormemente sua vida psíquica e cognitiva.

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