A
informática educacional é utilizada como um recurso, uma ferramenta
para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é
através de projetos, webquests, webgincanas, enfim, atividades
planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma
disciplina.
Sempre
que se fala em informática para crianças se lembra de jogos e
coordenação motora fina. No entanto, vale pontuar que não é qualquer jogo
que deve ser trabalhado com as crianças, jogo por jogo, informática
por informática.
A escola tem o papel de
direcionar atividades com a utilização da informática,
contribuindo para o processo de aprendizagem de forma integral e
trabalhando jogos que desenvolvam o raciocínio lógico e
estratégico, bem como a imaginação, a criatividade, as formas de
interações e as práticas de letramento. Através de softwares
educacionais específicos para cada idade, as crianças criam
estratégias de raciocínio que conjeturam o reconhecimento de cores,
formas, tamanhos. Também são compreendidos os conceitos de
quantificação, sequenciação, natureza e sociedade, entre outros.
Portanto, enquanto brinca se aprende, enquanto aprende se brinca.
Certamente que as aulas de
informática educacional não substituem as brincadeiras como: o
esconde-esconde, o faz de conta, o carrinho, a boneca, o futebol, a
casinha e outras brincadeiras fundamentais para o desenvolvimento
humano saudável. Seus objetivos serão estabelecer os primeiros
contatos visuais, auditivos e físicos.
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