terça-feira, 2 de outubro de 2012

No mundo da Informática: O que é Informática Educacional?


A informática educacional é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina.

Sempre que se fala em informática para crianças se lembra de jogos e coordenação motora fina. No entanto, vale pontuar que não é qualquer jogo que deve ser trabalhado com as crianças, jogo por jogo, informática por informática.
A escola tem o papel de direcionar atividades com a utilização da informática, contribuindo para o processo de aprendizagem de forma integral e trabalhando jogos que desenvolvam o raciocínio lógico e estratégico, bem como a imaginação, a criatividade, as formas de interações e as práticas de letramento. Através de softwares educacionais específicos para cada idade, as crianças criam estratégias de raciocínio que conjeturam o reconhecimento de cores, formas, tamanhos. Também são compreendidos os conceitos de quantificação, sequenciação, natureza e sociedade, entre outros. Portanto, enquanto brinca se aprende, enquanto aprende se brinca. Certamente que as aulas de informática educacional não substituem as brincadeiras como: o esconde-esconde, o faz de conta, o carrinho, a boneca, o futebol, a casinha e outras brincadeiras fundamentais para o desenvolvimento humano saudável. Seus objetivos serão estabelecer os primeiros contatos visuais, auditivos e físicos

 Tia Lucinéia













Nenhum comentário:

Postar um comentário