sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Brincar na Educação Infantil: Berçário




Brincar é umas das melhores formas de estimular o desenvolvimento e o potencial de uma criança.

Desde recém-nascidos, os bebês já começam a desenvolver a percepção das coisas ao seu redor, de acordo com os estímulos que recebem. As mães hão de concordar que os pequenos reagem diante de brinquedos ou músicas, e são capazes de expressar agrado ou desagrado quando estão na frente da televisão, assistindo um video, por exemplo. 

Isso acontece porque, desde muito cedo, os bebês respondem ao estímulo de cores, sons e texturas. Por isso, o contato com brinquedos – como móbiles e chocalhos, por exemplo – pode estimular o desenvolvimento da audição, do tato e até mesmo da percepção da criança em relação ao seu meio. 

O brinquedo é sempre suporte para a brincadeira, e é por meio desse contato que bebês e crianças desenvolvem habilidades cognitivas.

Algumas Sugestões:

0 a 5 meses Chocalhos, brinquedos musicais, mordedores, brinquedos de berço, móbiles, livrinhos de pano ou plástico, bolas com texturas diferentes para serem agarradas com as duas mãos.
6 meses a 1 anoBrinquedos flutuantes (patinhos de borracha que bóiam na água), cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações,  caixas ou brinquedos que se encaixam uns dentro dos outros, argolas empilháveis, brinquedos para martelar, empilhar e desmontar, brinquedos eletrônicos de aprendizado, mesa pequena com cadeirinhas na altura em que a criança possa alcançar os pés corretamente no chão, telefone de brinquedo, espelhos, brinquedos que emitem sons por meio de botões de apertar, girar ou empurrar.
1 a 2 anosBrinquedos de variadas texturas (estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato), bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, livros e álbuns de fotografia com ilustrações dos familiares e objetos conhecidos, brinquedos de empurrar ou puxar, brinquedos de montar e desmontar. Os brinquedos devem ter cores vivas e não podem ser tóxicos.


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